Como começar

Decidir começar a treinar é o primeiro passo da longa jornada que é o treino do Aikido. A primeira ação a ser tomada é marcar uma conversa, onde o mestre explica a arte e esclarece eventuais dúvidas. A melhor maneira de começar a treinar é assistir uma aula, onde o iniciante vivenciará as dinâmicas, o ambiente e a fluidez do treino. Visite a página de Contato para marcar um horário.

Para aqueles que decidiram iniciar seu treinamento no caminho do Aikido, as primeiras aulas podem ser difíceis e intensas. A etiqueta marcial (武道budô) é parte essencial do treinamento de um praticante de Aikido, e também de todos os discípulos do Ike Dojo. No Japão feudal, seguir o budô significava preservar a vida e a integridade, mantendo sempre o estado de alerta (残心 – zanshin) e a distância segura (間合 – maai).

O budô é, em sua essência, um caminho para combater o ego.

O budô é, em sua essência, um caminho para combater o ego.

Praticar e compreender o budô faz parte da formação integral de um praticante de Aikido, e são necessários muitos anos para que se consiga atingir tal entendimento. Seguindo as regras a seguir, entretanto, o iniciado no caminho evitará cometer os erros e desrespeitos mais comuns:

  • Sempre que entrar e sair do dojo, faça uma reverência, respectivamente, pedindo licença e agradeçendo silenciosamente.
  • Limpe o dojo antes e depois de cada treino. A limpeza do local de treino é a limpeza do próprio espírito.
  • Ajoelhe-se sempre que o mestre se dirigir a você.
  • Caso seja necessário, dirija-se ao mestre antes de falar. Nunca grite ou chame o mestre.
  • Não encoste nas paredes, cruze os braços ou assobie, pois são sinais claros de arrogância e desrespeito.
  • Faça silêncio antes do mestre entrar. A meditação silenciosa é uma parte importante da preparação mental e espiritual para o treino.
  • Peça permissão ao começar a treinar com seu parceiro (onegaishimasu), e agradeça após o treino (domo arigatou gozaimashita).
  • Use sempre um uniforme de treinamento (keikogi) limpo e passado.
  • Abandone o ego ao entrar no dojo. O Aikido abole todas as formas de competição por entender que o treinamento deve ser somente uma forma de vencer a si mesmo, e não aos outros.

Seguindo essas regras básicas, o iniciado poderá começar a treinar em qualquer dojo sem passar por constrangimentos.

Primeiras aulas

Após conversar com o mestre, será providenciado o uniforme de treinamento (稽古着 – keikogi) para que o iniciado possa participar da primeira aula. É um período intenso, onde uma grande quantidade de informação é absorvida em um período de tempo muito curto.

O caminho pode ser intrincado, mas é belo e vigoroso.

O caminho pode ser intrincado, mas é belo e vigoroso.

Seguindo as dicas anteriores, as maiores e mais comuns dificuldades são solucionadas. Entretanto, aquelas são apenas regras gerais que não representam a natureza do treinamento em sua totalidade, a qual só é aprendida com a vivência e a experiência.

Na primeira aula, o iniciado deve se atentar aos seguintes pontos:

  • Ritual de limpeza: diferentes dojos tem diferentes rituais de limpeza. Atente-se ao ritual de limpeza desde a primeira aula.
  • Hierarquia: deve-se tentar identificar o aluno mais antigo (sempai) do dojo logo nas primeiras aulas. Os alunos mais velhos devem sempre auxiliar os mais novos, que por sua vez devem sempre prestar muita atenção no que lhes é passado.
  • Iniciativa: o iniciado é aquele que menos sabe e, consequentemente, é quem mais deve ter iniciativa para aprender. Não espere ser chamado para treinar, escolha seu parceiro e chame-o imediatamente. Pergunte sem medo, mas com modéstia e ponderação, e será presenteado com alegria e sabedoria.
  • Ego: o dojo é, antes de tudo, um lugar para superar os medos, fraquezas e limites. Não há vergonha em errar, nem orgulho em fazer corretamente – desde que se tente aproveitar cada momento para se melhorar.

Todos os praticantes de Aikido são receptivos e harmoniosos com os que iniciaram sua jornada no caminho. No Ike Dojo, consideramo-nos uma família, unida pelo Aikido e conduzida pelo sensei Jakson. Veja os horários de treinamento e entre em contato para marcar uma visita.

Anúncios