O karate é uma arte marcial que surgiu na ilha de Okinawa – Japão.
Okinawa que antigamente era um reino independente conhecido Ryukyu mantinha relações comerciais e culturais com diversos países da Asia como China, Coréia, Filipinas, Indonésia, Malásia, Tailândia entre outros. Desse intercâmbio principalmente a arte marcial chinesa semelhante ao “Kempo” ou “Te” mesclou-se com a arte marcial nativa de Okinawa dando origem ao Karate.
O Karate é uma arte marcial que possui um grande arsenal como chutes, socos, cotoveladas, joelhadas, golpes com pontes de dedos e mão aberta, bem como projeções e torções articulares.
O estilo Shorin-ryu é um dos principais e mais antigos estilos de karate de Okinawa que deu origem a diversos estilos modernos de Karate. Ele possui uma postura natural com golpes aplicados a curta distância de forma explosiva, rápida e com movimentos efetivos
O karate Shorin-ryu que praticamos dá ênfase no treinamento em sua forma original, como arte marcial fundamentada no caminho Budo, ou seja, é treinado como arte marcial para defesa pessoal.
Como benéficos do treinamento o praticante desenvolve força, melhora a coordenação motora, melhora a resistência do corpo, fortalece o sistema imunológico, aumenta as massas musculares, definindo melhor a musculatura e a flexibilidade, combate a flacidez muscular, apura os reflexos, desenvolve disciplina e autocontrole. O karate pode ser treinados por qualquer pessoa, ambos os sexos e idade, crianças, adultos, pessoas PCD(pessoas com deficiência).
Mas acima de tudo o Karate tem como objetivo o desenvolvimento do ser humano, de uma forma que vai muito além dos treinamentos no Dojo, para que possa se criar um ser humano de valor e que contribui para a formação de uma sociedade melhor e mais pacífica.